Nos Eventos e atividades culturais que desenvolvemos, pretendemos acima de tudo, de uma forma lúdico-pedagogica criar ambientes convidativos e proporcionar momentos em que os participantes tenham a liberdade para explorar as suas competências artísticas, motoras e inteletuais. Desta forma, através da música, das expressões plásticas e de movimento, tentamos sempre introduzir desafios que estimulem os diferentes sentidos.
Galeria
Combina e Move-Te! Em parceria com o Metropolitano de Lisboa desenvolvemos diversos jogos cujo objetivo era a sensibilização para a utilização de transportes públicos mais amigos do ambiente. Estivemos presentes na Avenida da Liberdade e em diferentes escolas da Freguesia de São Vicente.
Sentidos das Florestas Com a colaboração do nosso amigo e engenheiro Florestal José Neiva e outros artistas plásticos e de animação, desenvolvemos esta atividade com o principal objetivo de aproximar as pessoas às Florestas, sensibilizando-as para a sua beleza, recursos e proteção. Recebemos numa primeira fase diversas escolas do bairro no nosso espaço e depois começámos a realizá-la no espaço das escolas e centros de intervenção sociais.
Um mergulho no oceano surgiu no seguimento da exposição Sentidos à Solta, onde a bióloga Rita Sá, nos sugeriu que fizéssemos também uma exposição sobre os Oceanos. Mais que alertar para os perigos da poluição, o nosso objetivo foi suscitar o interesse e o gosto pelos mares e toda a sua riqueza, segundo o lema de que protegemos e valorizamos, aquilo que conhecemos e gostamos. Contámos com a ajuda da Rita, que nos passou material importante, bem como a Doca Pesca e o nosso amigo e colecionador José Neiva, que nos emprestaram exemplares alusivos ao tema. Um agradecimento especial ao fotógrafo subaquático, reconhecido e muito talentoso Rui Bernardo que gentilmente nos oferecu fotografias suas impressas que ainda hoje utilizamos quando levamos esta atividade às escolas. Para esta atividade contámos também com a colaboração dos artistas André Moita e Fernando Gomes que criaram uma história musicada a partir da música original " Ei sol Ei" de Raul Jorge e José Abreu.
Uma Viagem ao Espaço é uma atividade, que como as anteriores, foi primeiramente desenvolvida a partir de uma exposição interativa, criada no espaço físico da Giraventos. Contámos com o apoio da instituição NUCLIO e em especial das Professoras Leonor Cabral, Paula Furtado e Ana Costa, que nos emprestaram diversos itens e partilharam conhecimentos importantes para o desenvolvimento da mesma. Nesta atividade, as crianças são convidadas a embarcarem numa nave espacial, movida ao som de um tema original dos artistas Fernando Gomes e André Moita e conhecerem um pouco mais sobre o nosso Universo através de jogos, música e expressões plásticas. Um agradecimento especial também ao nosso amigo e astrofísico Francisco Cabral, que nos pôs em contato com a NUCLIO e que partilhou com o público durante a inauguração, pensamentos profundos e inspiradores sobre o tema.
Uma Volta ao Mundo surgiu da vontade de dar a conhecer às crianças e jovens um pouco mais de outras culturas e nacionalidades, que estão cada vez mais estão presentes em Portugal, reforçando a multoculturalidade presente e a necessidade e a necessidade de uma integração e respeito por todas as partes. Aprendemos a valorizar e a respeitar aquilo que conhecemos e por isso, quisemos de uma forma lúdica, apresentar e partilhar curiosodades que se espalham por todo o Mundo.